Netanyahu garante que Israel vai ocupar a zona-tampão na Síria num futuro próximo
Benjamin Netanyahu garantiu que as tropas israelitas vão ocupar uma zona-tampão recentemente tomada na Síria no futuro próximo: os comentários do primeiro-ministro israelita, que desafiam os apelos internacionais para a retirada do território recém-capturado, foram feitos durante uma visita ao Monte Hermon, conhecido pelos sírios como Jabel Sheikh.
As tropas israelitas ocuparam as posições na montanha quando se mudaram para uma zona desmilitarizada entre a Síria e as Colinas de Golã ocupadas por Israel, após o colapso do regime de Bashar al-Assad: embora as autoridades tenham descrito anteriormente a medida como limitada e temporária para garantir a segurança das fronteiras de Israel, não deram nenhuma indicação de quando suas tropas poderão ser retiradas.
“Estamos a realizar esta avaliação para decidir sobre a implantação das IDF neste lugar importante até que outro acordo seja encontrado que garanta a segurança de Israel”, escreveu o gabinete de Netanyahu. “Isso deixa-me nostálgico. Estava aqui há 53 anos com os meus soldados numa patrulha das Forças de Defesa de Israel. O lugar não mudou, é o mesmo lugar, mas a sua importância para a segurança de Israel só cresceu nos últimos anos, e especialmente nas últimas semanas com os eventos dramáticos que estão a acontecer aqui abaixo de nós na Síria.”
Israel capturou uma parte significativa das Colinas de Golã, na Síria, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, sendo esse território considerado ocupado pela maioria dos países. As novas posições tomadas pelas IDF compreendem uma zona-tampão desmilitarizada na Síria, criada após a Guerra do Yom Kippur em 1973.