Netanyahu demite ministro da Defesa devido a falta de confiança mútua

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, demitiu o ministro da Defesa, Yoav Gallant, um rival de longa data dentro do Partido Likud, devido a falta de confiança mútua – para o seu lugar avança Israel Katz, até então ministro dos Negócios Estrangeiros, sendo que Gideon Sa’ar, o ‘ministro sem pasta’, substitui Katz.

“Infelizmente, embora nos primeiros meses da guerra houvesse confiança e houvesse um trabalho muito frutífero, durante os últimos meses essa confiança quebrou-se entre mim e o ministro da Defesa”, apontou Netanyahu, salientando que discordaram sobre a gestão da guerra e que Gallant tomou decisões e emitiu declarações que contradisseram as decisões do Governo.

“Fiz muitas tentativas de preencher essas lacunas, mas elas continuaram a alargar-se”, apontou o primeiro-ministro israelita. “Elas também chegaram ao conhecimento do público de uma forma inaceitável e, pior do que isso, chegaram ao conhecimento do inimigo — os nossos inimigos gostaram e tiraram muito proveito disso”, concluiu Netanyahu, garantindo que a maioria dos membros do Governo apoia a sua decisão.

Após a sua demissão por Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant emitiu uma declaração concisa, dizendo que “a segurança do Estado de Israel sempre foi, e sempre será, a missão da minha vida”.