Nestlé vende marcas de gelados à Froneri por 4 mil milhões. E inclui Häagen-Dazs
A Nestlé concordou em vender o negócio de gelados para a Froneri num acordo de 4 mil milhões de dólares, transferindo o controlo de marcas como Häagen-Dazs para a joint venture que o grupo suíço estabeleceu em 2016.
A Froneri foi criada depois de a Nestlé fundir o seu negócio de gelados na Europa em 20 países com a R&R, uma unidade da empresa francesa de private equity PAI Partners, esclarece a Reuters.
Com operações em regiões como América Latina e Ásia, é uma das maiores empresas de gelados do mundo, com uma facturação de cerca de 2,9 mil milhões de francos suíços (2,91 mil milhões de dólares) no ano passado.
O acordo desta quarta-feira [11 de Dezembro] expande o alcance da Froneri para os Estados Unidos da América e deve adicionar 1,8 mil milhões de dólares às vendas anuais.
“Estamos convencidos de que o modelo de negócios bem-sucedido da Froneri pode ser estendido ao mercado dos EUA”, disse o CEO da Nestlé, Mark Schneider. A Nestlé detém os direitos da Häagen-Dazs nos EUA, enquanto a fabricante de Yoplait General Mills (GIS.N) vende a marca premium em mercados fora dos EUA. Desde que assumiu as rédeas da Nestlé em 2016, Schneider embarcou numa estratégia que se concentra na venda de produtos premium em categorias de alto crescimento, como comida para bebé e café, além de se livrar de negócios de baixo desempenho.
No início deste ano, a empresa suíça vendeu os negócios de saúde da pele a um consórcio liderado pela EQT Partners por 10,2 mil milhões de francos suíços. “(O acordo da Froneri) destaca a mudança sísmica que está a ocorrer na Nestlé em termos de transformação de portefólio para se focar onde acha que pode agregar valor, ao mesmo tempo que direcciona as empresas onde acha que outras pessoas podem se sair melhor em empreendimentos que o fazem”, Kepler Cheuvreux disse o analista Jon Cox.
Espera-se que o acordo seja fechado no primeiro trimestre de 2020 após aprovações regulatórias, disse a Nestlé.