Nem o turbo nem o ar condicionado: saiba quais as avarias mais caras de reparar num carro
As avarias mecânicas no seu carro podem ser extremamente dispendiosas, principalmente se não for realizada a manutenção adequada, alertou recentemente o ‘RACE’ (Royal Automóvel Clube de Espanha), citado pelo jornal ’20Minutos’. Por isso, é importante manter o carro em ótimas condições, não só para garantir a segurança e o bom desempenho, mas também para evitar reparações tão dispendiosas. Saiba quais são as 10 avarias mais dispendiosas que o seu veículo pode sofrer.
1. Caixa de velocidades (manual/automática)
A avaria mais temida e dispendiosa está na caixa de velocidades. Segundo a RACE, “a reparação de uma caixa manual pode exigir até 9 horas de trabalho, com um custo que varia entre os 7 e os 10 mil euros”. No caso de uma caixa de velocidades automática , o preço pode subir para os 11 e 14 mil euros e exigir 11 horas de mão-de-obra. Esta reparação não é apenas a mais cara, mas também uma das mais cruciais, pois impacta diretamente o desempenho do veículo. Para evitar este problema, recomenda-se evitar acelerações bruscas e manter uma condução suave.
2. Cabeça do cilindro
A cabeça do cilindro desempenha um papel fundamental no desempenho do motor. A sua reparação requer geralmente cerca de 16 horas de trabalho e pode custar cerca de 5 mil euros. Para evitar problemas, é fundamental seguir as recomendações do fabricante relativamente às mudanças de óleo e de líquido de refrigeração.
3. Turbo
A reparação do turbo, componente responsável pelo aumento da potência do motor, pode demorar cerca de 11 horas e custar perto de 2.800 euros. Para evitar o desgaste, é aconselhável utilizar corretamente a marcha lenta e evitar uma condução agressiva.
4. Volante do motor
O volante do motor é responsável por armazenar a energia que passa para o motor. Embora o seu custo ronde os 1.600 euros, a reparação pode demorar cerca de 12 horas devido à desmontagem e montagem de outras peças. Se tiver dificuldade em mudar de velocidade ou vibrações no pedal da embraiagem, é aconselhável visitar uma oficina.
5. Injetores
Os injetores, fundamentais para a combustão do motor, têm um custo de reparação que ronda os 3.900 euros e requerem cerca de 3,5 horas de trabalho. É fundamental não adiar a troca do filtro de combustível e reabastecer nos postos que disponibilizam combustível de elevada qualidade.
6. Cambota
A cambota transforma o movimento retilíneo alternativo num movimento circular uniforme. A sua reparação implica cerca de 17 horas de trabalho e custa cerca de 3.300 euros. Deve estar atento a possíveis fugas de óleo para evitar problemas maiores.
7. Bloco de motor
A substituição do bloco do motor pode demorar entre 16 a 20 horas de trabalho e custar cerca de 5.300 euros. O desgaste do bloco é geralmente resultado de mudanças inadequadas de óleo e líquido de refrigeração ou de uma aceleração repentina com o motor frio.
8. Filtro de partículas
O filtro de partículas reduz as emissões ao reter as partículas poluentes. A sua substituição custa cerca de 2.500 euros e demora apenas 2 horas. Os carros que circulam principalmente na cidade são os mais afetados, pelo que se recomenda circular regularmente na estrada para regeneração.
9. Bielas
A reparação das bielas, que estão ligadas aos pistões e à cambota, pode custar cerca de 2.700 euros e exigir cerca de 20 horas de trabalho. A manutenção adequada do sistema de lubrificação do motor é essencial para evitar esta avaria.
10. Ar condicionado
Embora o ar condicionado não seja crucial para o funcionamento do veículo, é essencial para muitos condutores. A reparação pode demorar cerca de 3 horas e custar cerca de 1.500 euros, enquanto a reparação do evaporador pode custar cerca de 1.000 euros e demorar cerca de 2 horas. Para manter o sistema em boas condições, é aconselhável ligá-lo de vez em quando e evitar a acumulação de pó e pólen.
Dicas para uma boa manutenção
Realizar uma manutenção adequada e seguir as recomendações do fabricante pode evitar muitas destas avarias dispendiosas. “A RACE recomenda sempre fazer a manutenção adequada do carro e cuidar de alguns aspetos da sua condução”, destacou a associação, pois estes fatores são essenciais para melhorar a sua segurança na estrada e evitar danos mecânicos a médio e longo prazo.
Para manter o seu carro em boas condições, faça mudanças regulares de óleo e de filtros, verifique e volte a encher os líquidos e mantenha os pneus com a pressão adequada e bem alinhados. Inspecione e substitua os travões e limpe os terminais da bateria, trocando-a a cada 3-5 anos. Verifique o sistema de refrigeração e o escape e certifique-se de que os limpa-vidros e as luzes estão a funcionar corretamente. Conduza com cuidado, não sobrecarregue o carro e faça inspeções profissionais anuais. Além disso, limpe o seu carro regularmente por dentro e por fora para evitar a corrosão e manter o seu aspeto.