“Não vemos qualquer elemento novo”: Rússia ‘ignora’ ameaças de novas sanções de Trump

O Kremlin não se mostrou impressionado com a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas sanções contra a Rússia se o país não concordar em fechar um acordo de paz com a Ucrânia.

“Não vemos qualquer elemento novo em particular aqui”, garantiu Dmitry Peskov, aos media russos esta quinta-feira: o porta-voz do Kremlin acrescentou que Trump “gostava de sanções” e as usou frequentemente durante o seu primeiro mandato presidencial.

“A Rússia está pronta para um diálogo igual e cuidadoso com os Estados Unidos, que tivemos durante o primeiro mandato de Trump”, sublinhou Peskov, citado pela publicação independente russa ‘Meduza’. “Estamos à espera por sinais que ainda não foram recebidos.”

Recorde-se que esta quarta-feira Donald Trump ameaçou impor mais sanções e tarifas a Moscovo se o presidente Vladimir Putin não fizer um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia. “Acertem agora e parem com essa guerra ridícula! Só vai piorar. Se não fizermos um ‘acordo’, e logo, não tenho outra escolha a não ser colocar altos níveis de impostos, tarifas e sanções em qualquer coisa que esteja a ser vendida pela Rússia para os Estados Unidos”, disse Trump na sua plataforma ‘Truth Social’. “Podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil — e o jeito fácil é sempre melhor”, acrescentou.