Não é um recorde… mas quase: atum com 276 quilos é vendido por mais de 1,2 milhões de euros

Um atum rabilho foi vendido por praticamente 1,28 milhões de euros durante o tradicional leilão de atum de Ano Novo em Tóquio, neste domingo, tornando-se desta forma um dos atuns mais caros alguma vez vendidos na história do sushi.

O peixe de 276 quilogramas – o equivalente em peso a um típico urso pardo macho -, foi capturado na costa de Oma, na província de Aomori, no norte do Japão, na manhã do passado sábado, de acordo com a agência japonesa ‘Kyodo News’. O responsável pela captura foi Masahiro Takeuchi, de 73 anos. “Estava gordo como uma vaca”, referiu o pescador, aos jornalistas.

O atum foi vendido a uma cadeia de restaurantes de sushi japoneses com estrela Michelin por 207 milhões de ienes (cerca de 1,28 milhões de euros), informou o Grupo Onodera em comunicado sobre a oferta vencedora. É o segundo maior valor alguma vez registado no leilão, no principal mercado de peixe de Tóquio, desde 1999: o recorde foi de 333,6 milhões de ienes (mais de 2 milhões de euros), por um atum-rabilho de 278 quilos, em 2019.

“Diz-se que o primeiro atum traz boa sorte”, referiu Shinji Nagao, responsável pelo grupo Onodera, que há cinco anos consecutivos pagam o preço mais alto no leilão – em 2024, mais de 703 mil euros. “O nosso desejo é que as pessoas o apreciem e tenham um ano maravilhoso”, concluiu.