Musk desvaloriza IPO vitorioso da concorrente Rivian. “Fluxos de caixa vão ser o verdadeiro teste”, defende
A Rivian, a eterna rival da Tesla, estreou-se no destacado índice norte-americano Nasdaq esta quarta-feira, tendo encerrado a sessão com uma subida de 30% no preço das ações.
CEO da Tesla publicou um tweet onde refere que a alta produção e o fluxo de caixa vão ser “o verdadeiro teste para a Rivian, já que a Tesla é a primeira fabricante automóvel norte-americano a cumprir estas metas, em cem anos de História”
As ações da Rivian ampliaram os ganhos na quinta-feira, terminando o dia em alta de 22%. A capitalização de mercado da empresa agora é de mais de 100 mil milhões, sendo assim mais valiosa do que a Ford e a General Motors.
A guerra entre os dois players já passou para este lado do Atlântico. Há três países na corrida para ver quem acolhe a futura fábrica da Rivian na Europa. De acordo com a ‘Sky News’, o Reino Unido, a Alemanha e a Holanda disputam entre si para ver quem recebe as novas instalações daquela que é já considerada por muitos como a nova Tesla, agora que procura ampliar a sua capacidade de produção, dentro e fora dos Estados Unidos.
A marca norte-americana, capitalizada com o suporte financeiro de gigantes como a Amazon, a BlackRock e a Ford, prevê instalar-se no continente europeu já no próximo ano. O anúncio surge precisamente na altura em que a fabricante vai começar a entregar a nova pick-up R1T, já no outono.
A par do investimento numa segunda fábrica nos EUA, , na ordem dos cinco mil milhões de dólares, a Rivian decidiu, assim, avançar com a construção de mais uma fábrica, desta vez do outro lado do Atlântico, mas exclusivamente dedicada à produção de veículos.
O Reino Unido foi dos primeiros a entrar na corrida pela fábrica da Rivian, juntamente com a Holanda e a Alemanha, a última fortemente apoiada pela indústria automóvel. Com a Tesla já com planos definidos para avançar em terras germânicas, o facto pode ser dissuasor junto da Rivian, já que a empresa de Elon Musk enfrenta vários atrasos e polémicas no país.
A ‘Sky News’ chega mesmo a avançar que será Inglaterra a ganhar a corrida e a acolher a fábrica da Rivian, já que “as negociações secretas com o Executivo de Boris Johnson duram há semanas”.
A decisão deverá ser tomada nos próximos meses.