Morais Leitão e Nova SBE criam Business Academy for Lawyers
Morais Leitão e NOVA SBE criam programa inovador para formar advogados do futuro: Business Academy for Lawyers.
A Business Academy for Lawyers é um projeto concebido a pensar na mudança sobre o que é ser advogado nos dias de hoje, que aposta no desenvolvimento de novas competências e no domínio de outras realidades para além do direito. O programa foi criado integralmente numa parceria entre a Morais Leitão e a NOVA SBE, integrando-se com o plano de carreira da Sociedade.
Para Nuno Galvão Teles, managing partner da Morais Leitão, “pensámos no programa como uma provocação, lançando as nossas equipas para “fora de pé” e confrontando-as com realidades totalmente distintas no âmbito da gestão de projetos, da gestão financeira, da gestão de conflitos, da gestão de clientes, da inovação e da liderança, para dar alguns exemplos. Qualquer uma delas tem impacto direto nos índices de motivação e produtividade, ajudando a construir uma cultura de inovação e de cooperação com o cliente”.
Para Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education & Business Transformation, “O papel dos advogados está a mudar rapidamente. Há novas expetativas dos seus clientes, novos desafios que surgem de diferentes ângulos e novas competências a desenvolver neste novo e estranho contexto. Aqueles que não evoluem e lideram o caminho da aprendizagem irão tornar-se irrelevantes no futuro. Foi com esta premissa que a Nova SBE Executive Education desenhou uma jornada contínua de aprendizagem para a Morais Leitão, com a missão de preparar o seu talento não só para sobreviver, mas para continuar a inovar.”
A 1.ª edição, prestes a terminar, teve como tema o advogado gestor de projeto, e decorreu em contexto de sala com estudos de caso, debates, role-play, discussão e partilha de ideias nas instalações da Nova em Carcavelos. O sucesso e interesse foram grandes, pelo que se seguirão novas edições, ajustando sempre os temas à audiência e às necessidades específicas do setor.
O programa foi destacado no relatório anual dos prémios de inovação na advocacia europeia (FT Innovative Lawyers Awards 2020), como exemplo de aposta na melhoria da formação dos advogados.