‘Monstro dos Mares’: Imagem de satélite revela o mais recente e avançado porta-aviões da China após realização de testes
O porta-aviões chinês Fujian, o mais avançado da sua frota, mas ainda não comissionado, foi avistado num estaleiro seco por satélites após uma série de ensaios no mar ao longo dos últimos nove meses.
Conhecido como o ‘Monstro dos Mares’ Fujian é um dos três porta-aviões lançados pela China. Diferentemente dos “flattops” Liaoning e Shandong, equipados com rampas de salto para a descolagem dos aviões, o Fujian possui catapultas eletromagnéticas, permitindo o lançamento de aeronaves mais pesadas.
Este navio de 80 000 toneladas é o segundo porta-aviões chinês construído no país, após o Shandong. Foi lançado em 2022 no estaleiro Jiangnan, em Xangai, e iniciou os seus primeiros testes no mar em maio de 2024. O Pentágono prevê que entre em operação na primeira metade de 2025.
De acordo com uma fotografia capturada pelos satélites Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia na quarta-feira, o Fujian foi transferido para um estaleiro seco no estaleiro Jiangnan. Encontrava-se atracado no estaleiro a 12 de janeiro, segundo a atualização semanal da Newsweek.
Alex Luck, um analista naval australiano, republicou uma fotografia aérea nas redes sociais chinesas, mostrando o Fujian dentro do estaleiro seco. O analista afirmou que o porta-aviões está agora a ser submetido a manutenção após a conclusão de seis rondas de testes no mar. O Fujian regressou do seu mais recente ensaio no mar a 7 de janeiro com marcas de pneus visíveis no seu convés de voo, conforme mostra uma fotografia de close-up. Não ficou claro se estas marcas foram deixadas por aterragens “touch-and-go” ou por lançamentos e recuperações convencionais.
CV-18 Fujian undergoing maintenance in drydock at JN, Changxing Island, Shanghai, after completing six sea trials over the course of nine months. Via “by78″/SDF. pic.twitter.com/sT68xVDzri
— Alex Luck (@AlexLuck9) January 22, 2025
Uma aterragem “touch-and-go” envolve a aterragem e descolagem imediata de uma aeronave a partir de um convés de voo. O primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, construído pela União Soviética, foi comissionado em 2012 após concluir 10 testes no mar em 13 meses, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. O Shandong passou por nove testes no mar em 18 meses antes de entrar em serviço em 2019. Antes do último teste no mar do Fujian, Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa chinês, afirmou no mês passado que os testes no mar são uma parte padrão do processo de construção do porta-aviões, e que testes subsequentes serão conduzidos à medida que a construção avança.
O último relatório do Pentágono sobre o poder militar chinês refere que “o projeto do Fujian permite-lhe suportar aeronaves de combate adicionais, aeronaves de alerta precoce de asa fixa e operações de voo mais rápidas, estendendo assim o alcance e a eficácia dos aviões de ataque baseados em porta-aviões da RPC (República Popular da China).”
O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, afirmou num comunicado de imprensa em maio de 2024: “O ensaio no mar do porta-aviões Fujian é um arranjo normal durante o seu processo de construção e não tem como alvo nenhum objetivo, região ou país específico… A China mantém-se firme na sua busca pelo caminho do desenvolvimento pacífico e de uma política de defesa de natureza defensiva.”
Resta saber se o Fujian realizará outra ronda de testes no mar antes de ser comissionado para o serviço.