Missas suspensas a partir do próximo sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anuncia hoje que as missas serão suspensas já a partir do próximo sábado, dia 23 de Janeiro. Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a entidade indica que decidiu suspender a celebração pública da eucaristia.

Os bispos da CEP determinaram também o fim provisório de outras actividades. Ficou decidida a “suspensão de catequeses e outras actividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”.

Recorde-se que a celebração da missa é uma das excepções previstas no novo confinamento anunciado pelo Governo português – decisão que gerou uma onda de descontentamento por parte da população que questionava as diferenças entre a missa e um evento cultural, por exemplo.

Os números da pandemia – que continuam a bater recordes – estão na origem da decisão. Considerando a “extrema gravidade da situação pandémica”, é “um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação”.

Na mesma nota, a CEP indica que as Diocese de Angra e do Funchal “darão orientações próprias” para as regiões autónomas.