MINI reestrutura gama e lança programa de partilha automóvel

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No dia em que apresentou o seu novo Clubman, a MINI detalhou um pouco daquilo que será a sua estratégia para os próximos anos em termos comerciais, preparando a redução da sua gama de modelos e o reperfilamento dos restantes.
Assim, se já se sabia que os Coupé e Roadster seriam descontinuados em virtude das suas parcas vendas a nível global, agora ficou-se a saber que também o Paceman será descontinuado, enquanto os restantes modelos da gama MINI serão reposicionados num nível mais Premium para se destacarem de concorrentes de outras marcas.
Peter Schwarzenbauer, responsável da BMW pelas operações da MINI, indicou que, com o lançamento do Clubman, surge também uma “nova era para a MINI, na qual nos vamos expandir para um patamar mais Premium”.
Quanto a um eventual novo modelo, Schwarzenbauer indicou que o Superleggera, concept de um desportivo de dois lugares com design mais agressivo, poderia afigurar-se como uma boa opção para a gama da MINI, mas enalteceu que ainda nada foi decidido quanto a esse campo.
Novo esquema de partilha automóvel
Por outro lado, a marca britânica que actualmente integra o grupo BMW apresentou também o seu novo programa de partilha de automóveis, associado ao DriveNow da BMW e que chegará primeiro aos Estados Unidos da América e, mais tarde, noutros países.
Com este esquema de partilha de automóveis, a MINI procura abordar a questão da propriedade automóvel, deixando que o proprietário de um modelo da marca o alugue a outra pessoa mediante um programa específico. De igual forma, também será possível ao proprietário ceder uma chave ‘virtual’ a familiares ou amigos.
Com a geração Y a preferir outros meios de transporte e até outros ‘gadgets’ aos automóveis, as marcas procuram diversificar as suas apostas para tornar os veículos mais apelativos, como por exemplo através de sistemas de conectividade altamente evoluídos. Mas no caso da MINI também assentará na partilha e aluguer de veículos por intermédio do esquema providenciado pela BMW e denominado DriveNow.
A ideia, Segundo Schwarzenbauer, surgiu da Airbnb, site que permite a pessoas alugarem as suas casas através da Internet. O esquema, aplicado aos automóveis, permite que o aluguer se processe de forma semelhante, recorrendo ao smartphone e permitindo ao proprietário recolher algum lucro.
O programa DriveNow foi lançado em 2011 nalgumas das principais cidades mundiais, como Berlim, Viena, São Francisco e Londres, com um esquema de viagens de ida que não implicavam o regresso do veículo ao local de partida, assim facilitando a vida aos utilizadores. Ainda de acordo com a marca, existem actualmente 450.000 utilizadores a utilizarem este esquema sem terem de se preocupar com impostos e taxas de circulação associadas.