Militares chineses revelam lista de alvos em caso de ataque dos Estados Unidos

O Exército de Libertação Popular Chinês (ELP) divulgou uma “lista de alvos” no caso de um possível ataque que envolvesse os Estados Unidos.

Revelado na última edição da ‘Defence Industry Conversion in China’, uma revista supervisionada pela Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, de acordo com o jornal ‘South China Morning Post’, a unidade de guerra eletrónica do ELP expôs a lista de alvos dos supostos grupos de ataque de porta-aviões dos EUA.

Num possível conflito, a revista apresentou precisamente radares, sensores e sistemas de comunicação militares dos EUA como alvos das armas de guerra eletrónica da China, de acordo com um pesquisador envolvido no projeto.

“Essas informações podem fornecer referências para o desenvolvimento de tecnologia de contra-medidas eletrónicas e equipamentos relacionados nos futuros campos de batalha navais da China”, sustentou Mo Jiaqian, especialista em contra-medidas eletrónicas do ELP.

O relatório explorou o sistema de Capacidade de Engajamento Cooperativo da Marinha dos EUA, um componente essencial da rede de defesa aérea e alerta precoce da frota de porta-aviões, que permite à frota partilhar recursos de defesa aérea e lançar mísseis para intercetar ameaças detetadas pelos sensores de outros navios.