Mercedes-Benz revela novo GLC
[easingslider id=”16865″]
A Mercedes-Benz revelou o novo GLC, modelo que sucede ao GLK e que representa para a marca de Estugarda uma importante aposta no segmento dos SUV de dimensões médias, propondo novas soluções em termos de segurança, conforto, dinamismo e de eficiência.
Entre os principais atributos deste novo modelo, a marca destaca a adopção de um conjunto de tecnologias de assistência à condução e de segurança que procuram reduzir as probabilidades de acidentes e de lesões daí resultantes, mas a ênfase foi também colocada na adopção de motorizações mais eficientes que, no seu cômputo, providenciam ganhos de até 19% nos consumos em comparação com o modelo que o precedeu.
Para tal, contribuem também as alterações aerodinâmicas e construção inteligente com recurso a materiais mais leves mas mais rígidos. Entre as opções de motorização, o GLC contará com versões 220d 4Matic de 170 cv e 400 Nm de binário, 250d 4Matic de 204 cv e 500 Nm de binário e, ainda, com o 250 4Matic de 211 cv e 350 Nm de binário. As versões Diesel consomem até menos 19% enquanto a unidade a gasolina apresenta um ganho na ordem dos 12%. Todos os modelos cumprem a norma Euro 6.
Outra versão que estará disponível será a 350 e 4Matic que recorre a um conjunto Plug-in híbrido capaz de emitir apenas 60 g/km de CO2 e cumprir 34 quilómetros em modo puramente eléctrico. Esta variante consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos, graças à combinação de potência do motor térmico de 211 cv e da unidade eléctrica de 116 cv.
O sistema de tracção 4Matic divide a potência entre os eixos dianteiro e traseiro numa proporção de 45/55, ao passo que todas as versões recebem caixa automática 9G-Tronic, excepto o GLC 350 e 4Matic, que tira partido da nova 7G-Tronic Plus.
Outra das inovações destacadas pela Mercedes-Benz é o Air Body Control, suspensão com múltiplas câmaras de ar que, aliadas ao controlo Dynamic Select, oferecem, de acordo com a marca, um equilíbrio elevado entre conforto e agilidade dinâmica qualquer que seja o terreno em que se move. Também disponível estará a tecnologia de tracção integral permanente 4Matic para excursões ‘offroad’.
Este novo modelo será maior e contará também com distância entre eixos mais comprida, melhorando dessa forma a habitabilidade. Em termos de peso, o novo GLC é até 80 kg mais leve, devendo-se esta melhoria à redução do peso da carroçaria que, por si só, é 50 kg mais leve do que o GLK, tirando partido da combinação entre aços de elevada resistência e componentes em alumínio. Um dos elementos que também sobressai é a nova suspensão opcional Air Body Control, cujas molas são de fibra vidro, que se destacam por serem mais leves.
Esteticamente, o novo GLC apresenta a mais recente linguagem de estilo da Mercedes-Benz, com aparência dinâmica, bem visível pela secção dianteira mais curta e grelha do radiador com aparência em 3D. Os faróis, de aspecto agressivo, podem receber tecnologia LED de alta performance como opcional. De perfil, apresenta um desenho à imagem de um coupé, com linhas do tejadilho mais fluída, o que com a distância entre eixos acrescida em 118 mm torna o GLC mais elegante. As jantes de liga leve podem chegar às 20” de diâmetro, havendo ainda a possibilidade de receber um degrau lateral.
No interior, a aposta foi na melhoria da qualidade dos materiais para aparência e sensação mais Premium, inspirando-se no GLE. Assim, conta com acabamentos em pele e outros elementos trabalhados à mão. Na consola central, procurou-se a simplicidade de funcionamento, com maior cuidado na disposição dos comandos. Além disso, o ecrã táctil rotativo destaca-se no espaço do túnel central, integrando-se com o ecrã montado na parte superior do tablier. O espaço disponível para os passageiros também foi ampliado, contando agora com mais área para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros e maiores cotas em termos de largura. Também a bagageira apresenta ganhos interessantes, com uma capacidade total de 580 litros, ampliável até aos 1600 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Para melhorar o acesso à mala, o plano de carga foi rebaixado em 40 mm, dispondo ainda de sistema de abertura da mala traseira sem ter de usar as mãos.
O sistema de controlo de condução Dynamic Select marca presença de forma a permitir ao condutor adequar as características do GLC ao estilo de condução, surgindo com cinco programas distintos – ECO, COMFORT, SPORT, SPORT+ e INDIVIDUAL. Para lidar com aventuras fora do asfalto, este novo Mercedes-Benz conta com programas dedicados, como o Rocking Assist, que eleva a altura ao solo em 50 mm e modifica os sistemas de controlo de tracção, e o Incline, que controla a velocidade nas descidas mais íngremes.
Entre a panóplia de tecnologias de segurança, o GLC recebe o sistema de Collision Prevention Assist Plus, Assistente de ventos Cruzados, Assistente de Controlo da Iluminação e Alerta de Fadiga. Já o pacote opcional de Assistentes de Condução Plus disponibiliza elementos como o sistema de cruise control de última geração Distronic Plus, que também consegue actuar ao nível da direcção e de condução nos engarrafamentos, Alerta de Objectos no Ângulo Morto, Alerta de Saída da Faixa de Rodagem e Detecção de Tráfego Cruzado à Rectaguarda, entre outros. Destaque ainda para a inclusão de airbags para a pélvis e tórax para os lugares da frente e para um novo airbag de cortina que se estende entre os bancos da frente e os de trás.
A apresentação oficial do novo Mercedes-Benz GLC está reservada para o próximo Salão de Frankfurt, devendo chegar a Portugal ainda ao longo de 2015.