Mercedes-Benz Concept IAA: Campeão da eficiência
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A Mercedes-Benz revelou em Frankfurt o seu campeão da eficiência com base na aerodinâmica, apontando soluções inovadoras como auxiliares fundamentais para a redução dos consumos e das emissões poluentes. O Concept IAA, acrónimo para Intelligent Aerodynamic Automobile, configura dois automóveis num, de acordo com a própria marca, preconizando soluções inovadoras em termos de aerodinâmica e desenho elegante para uma berlina de quatro portas, alternando entre esses dois modos em andamento.
Assim, até aos 80 km/h, o Concept IAA roda em modo Design, mas a partir dessa fasquia passa para o modo Aerodinâmico, com o veículo a assumir de forma automática uma série de medidas com o intuito de incrementar a sua eficiência aerodinâmica (que é de apenas 0.19 de coeficiente de arrasto – Cx). Oito segmentos exteriores estendem-se no traseira, aumentando o seu comprimento total em 390 mm, enquanto na frente os ‘flaps’ estendem-se 25 mm para a frente e 20 mm para trás. Para compor o leque de transformações, as jantes Ativas mudam também a sua aparência.
Assim, as suas dimensões totais também são variadas, com o comprimento a alternar entre os 5040 mm em modo Design e os 5430 mm em modo Aerodinâmico, para 1995 mm de largura e 1305 mm de altura, num valor bastante baixo.
De igual forma, a Mercedes-Benz assume que uma das forças primárias por detrás da criação deste modelo é a digitalização, método que contribui decisivamente para a elaboração do Concept IAA, tendo recorrido a uma forte componente de trabalho digital para chegar ao resultado final. A título de exemplo, a aerodinâmica foi testada em simulações de computador por cerca de um milhão de horas.
No interior, o toque desportivo une-se ao luxo moderno, contando com linhas evolutivas dos Classe S e S Coupé, recorrendo a materiais de elevada qualidade, com contraste de cores em diversos elementos. O volante de dois raios é uma evolução da atual filosofia da Mercedes-Benz, integrando comandos de manuseamento tátil.
Este Mercedes-Benz Concept IAA conta com motorização híbrida (gasolina/elétrico) com um total de 279 cv de potência para uma velocidade máxima de 250 km/h (eletronicamente limitada). Já os consumos e as emissões variam igualmente consoante o modo de rolamento: em modo aerodinâmico a autonomia elétrica é de 66 quilómetros e as emissões são de 28 g/km de CO2, ao passo que em Design a autonomia em modo elétrico é de 62 quilómetros e as emissões crescem ligeiramente para os 31 g/km de Co2.
A marca assume que, ao abrigo das novas normas para a homologação para os consumos e emissões, as vantagens do modo Aerodinâmico são diminuídas, uma vez que as mesmas privilegiam a condução em cidade, contrapondo, no entanto, que as poupanças ‘reais’ seriam bem maiores.