Mercados: Investidores recebem os desenvolvimentos positivos da Ásia e avaliam dados tranquilizadores dos EUA

Os índices bolsistas continuaram a subir na Europa esta quinta-feira, atingindo uma nova resistência, com os investidores a receberem os desenvolvimentos positivos da Ásia e a avaliarem os dados tranquilizadores dos EUA, que deverão ser divulgados hoje.

A posição de risco continua viva depois dos investidores terem ficado satisfeitos com a recente iniciativa do fundo soberano da China, que anunciou um novo programa de compra de ações dos maiores bancos da região. Embora esta notícia tenha suscitado otimismo e esperança de que os investidores possam comprar ações dos maiores bancos da região, a situação é ainda preocupante.

Os dados anuais e mensais do IPC deverão mostrar um arrefecimento significativo da pressão exercida pelo aumento dos preços sobre a economia dos EUA. Este facto alimentou o otimismo em relação ao próximo movimento monetário da Reserva Federal, com perspetivas de um movimento dovish.

Há uma grande probabilidade de que o foco permaneça no próximo relatório de inflação dos EUA, ajudando os traders a avaliar as perspetivas monetárias, antes que os resultados corporativos e as tensões geopolíticas voltem ao primeiro plano.

O índice STOXX-50 ainda está a ser negociado acima da marca de 4.200,0 pts, com o mercado desafiando a resistência de 4.230,0 pts.

Pierre Veyret
Analista técnico, ActivTrades