McLaren Artura revelado este mês
A McLaren agendou para o próximo dia 17 de fevereiro o lançamento do seu novo supercarro de produção em série, um híbrido de alta performance que recebe a designação “Artura”. A nova máquina faz parte da linha “High-Performance Hybrid” (HPH), que vem substituir a Sports Series.
Descrito como um supercarro de próxima geração, o McLaren Artura vem equipado com um powertrain híbrido baseado no novo motor a gasolina V6. Esta não é a primeira vez que a McLaren utiliza powertrains híbridos, mas só o tem feito em máquinas de alcance máximo como o P1 e o Speedtail.
De acordo com o “patrão” da McLaren, Mike Flewitt, “todos os elementos do McLaren Artura são novos: da plataforma de arquitetura e todas as componentes do powertrain High-Performance Hybrid à carroçaria, interiores e interface de condução. Mas são várias décadas de experiência da McLaren em tecnologia de carros de estrada e de corrida de baixo peso que agora aplicamos na eletrificação de um supercarro”.
Embora não tenham sido revelados detalhes técnicos, a McLaren afirma que o novo supercarro mantém todos os benefícios dos mais potentes motores V8”. Do mesmo modo, promete um “médio alcance” no modo exclusivamente elétrico, que o site Autocar acredita rondar os 32 quilómetros. É possível também que o sistema deste supercarro seja de híbrido plug-in, com a potência do motor V6 e dos motores elétricos a ser enviada para o eixo traseiro.
O Artura vai ser construído na nova plataforma MCLA (McLaren Carbon Lightweight Architecture) que, segundo a marca, foi otimizada para o powertrain híbrido. Esta plataforma é também anunciada como uma forma de ir mais longe em tecnologia de carroçarias de baixo peso, o que poderá ser fundamental para a intenção da McLaren de diminuir o peso associado às baterias necessárias ao powertrain eletrificado.