MB WAY: PSP alerta para o aumento do número de burlas e faz recomendações

A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou esta quarta-feira no Facebook que tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB WAY. Esta já não é a primeira vez que a PSP pede aos utilizadores desta aplicação que tenham atenção ao realizar os pagamentos, correndo o risco de ser vítimas de burla, o mesmo já tinha acontecido em Novembro do ano passado.

Agora, o número de burlas através da aplicação volta a aumentar, levando a Polícia de Segurança Pública a alertar, através das redes sociais, que quem não entende o funcionamento do MB WAY, deve deixar de o utilizar, garantindo assim a sua segurança.

De entre muitas recomendações, a PSP pede que os utilizadores se informem no banco sobre o funcionamento correcto da aplicação, antes de começarem a utilizá-la, ressalva que devem sempre fazer os negócios com o comprador presencialmente, caso estejam na mesma área geográfica e aplicar a mesma regra para o recebimento de pagamentos, ou em alternativa receber por transferência bancária.

Por fim é deixado o aviso: «nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY».

 

 

Duas pessoas burladas em Ovar em janeiro

A PSP de Aveiro está a investigar o caso de duas pessoas residentes em Ovar que terão sido burladas através da aplicação informática de pagamentos e serviços MB WAY, informou aquela força policial. Segundo um comunicado da PSP, o primeiro caso ocorreu no dia 27, pelas 14h00, e teve como vítima um homem, de 61 anos, que tinha à venda um artigo em cerâmica num site de compra e venda ‘online’.

A PSP refere que a vítima recebeu uma chamada de um desconhecido que mostrou interesse na compra do referido artigo, informando que pretendia fazer o pagamento através da aplicação MB WAY. “A vítima, que desconhecia o modo de utilização da nova tecnologia, dirigiu-se a uma caixa Multibanco e, seguindo instruções do suspeito, introduziu o número de telemóvel deste e o respetivo código”, refere a mesma nota.

Desta forma, adianta a PSP, a vítima associou ao seu cartão Multibanco os dados do suspeito, acabando, inadvertidamente, por lhe dar acesso à conta que está associada ao seu cartão, permitindo assim que o suspeito realizasse levantamentos indevidos de dinheiro da sua conta bancária.

A vítima só se apercebeu que tinha sido vítima de burla pelas 20h00, quando um funcionário do Banco lhe ligou a informar que, durante a tarde, tinham sido feitos levantamentos de dinheiro.

Ainda em Ovar, no dia 28 de janeiro, às 17h39, outro homem, de 60 anos, denunciou, também, ter sido vítima do mesmo tipo de crime, através do mesmo “modus operandi”, quando pretendeu vender um eletrodoméstico, num site de compra e venda ‘online’. Ambos os casos estão a ser investigados pela PSP.