Mazda MX-5 sagra-se Carro do Ano no Japão

MX-5_wins_15_1
Além de ser um dos modelos mais aclamados pela imprensa automóvel mundial (não sendo a Automonitor uma exceção), o novo Mazda MX-5 vai também colecionando alguns galardões importantes. O mais recente foi alcançado no Japão, onde o roadster nipónico garantiu o cetro de ‘Carro do Ano de 2015’, batendo o igualmente desportivo Honda S660.
O MX-5 alcançou 442 votos por parte dos 60 jurados deste que é o mais importante galardão em termos de indústria automóvel do país do Sol Nascente, apenas mais 41 votos do que o Honda S660, um ‘kei-car’ desportivo com motor de 0.6 de cilindrada que tem conhecido grande sucesso no Japão.
No terceiro lugar ficou um ‘gaijin’, ou seja um modelo oriundo de outra nacionalidade que não a japonesa, cabendo ao BMW Série 2 o lugar mais baixo do pódio virtual, não indo além dos 177 votos. Ainda assim, o modelo da marca alemã sobressaiu como o Carro do Ano Importado.
O galardão atribuído ao novo MX-5 dá seguimento ao atribuído no ano passado ao Mazda2, com Kiyoshi Fujiwara, diretor de desenvolvimento da Mazda e responsável pelas tecnologia Skyactiv, a indicar que estes prémios vêm premiar o esforço da marca desde o terramoto de 2011 e da severa crise financeira que assolou a economia global.
Além disso, referindo-se ao MX-5, Fujiwara enalteceu que este resultado mostra que “os pequenos desportivos estão a fazer um regresso em força no Japão”, uma teoria que os responsáveis da Honda poderiam partilhar atendendo ao facto de o seu S600 ter ficado em segundo.
Com o processo de votação a garantir 25 votos a cada jurado – sendo que o carro da sua preferência leva um máximo de dez pontos, diluindo-se os outros 15 pontos pelos restantes modelos a concurso –, o MX-5 granjeou a pontuação máxima por parte de 25 elementos do júri, enquanto o Honda S660 alcançou os mesmos dez pontos equivalentes à primeira escolha de 22 jurados.
O Suzuki Alto recebeu o prémio para a Mobilidade Urbana, enquanto o Tesla Model S, fazendo a sua estreia neste concurso no Japão, venceu o prémio de Inovação. A divisão de pontos por diversos desportivos na categoria Prémio Emocional, entre MX-5, S660 e Model S, fez com que nenhum arrebatasse o galardão para o modelo que mais fez sonhar.