Novo Mazda CX-3 disponível a partir de 22.970 euros

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Dando seguimento à sua estratégia de renovação de gama em 2015, a Mazda tem já disponível no mercado nacional o novo CX-3, um crossover compacto que faz do comportamento dinâmico, eficiência e versatilidade as suas mais-valias.
Seguindo as pisadas de sucesso do CX-5, SUV de maiores dimensões, o novo CX-3 reúne numa ‘embalagem’ mais compacta os princípios Skyactiv da marca nipónica, que visam uma estratégia de baixo peso e integração total entre todos os componentes de forma a tornar a experiência de condução mais interessante.
Assim, o principal destaque vai para soluções técnicas como o chassis de baixo peso, mas com elevada rigidez estrutural, mercê da utilização extensiva de aços de elevada resistência. Com isso, a Mazda procura retirar uma tríade de efeitos: melhorar a dinâmica de condução, baixar os consumos e reduzir as emissões poluentes. De igual forma, o eixo traseiro de barra de torção tem ponto de ancoragem no chassis em ponto mais elevado na secção traseira, procurando assim incrementar os índices de conforto e a estabilidade direccional.
A este respeito, é justo dizer que a marca nipónica cumpre com os seus objectivos, oferecendo comportamento dinâmico bastante preciso e até divertido, com direcção comunicativa, aliado a amortecimento confortável com boa absorção das irregularidades do piso.
O novo CX-3 reveste-se também de grande importância ao estrear o motor Skyactiv-D de 1.5 litros, uma unidade Diesel de 105 cv com taxa de compressão mais baixa (uma característica dos actuais motores a gasóleo Skyactiv) de 14,8:1, permitindo maior eficácia nas respostas, além de consumos e emissões mais baixos. Este motor, que estará disponível em breve nos Mazda2 e Mazda3, retira alguma da sua inspiração do 2.2 Diesel, demarcando-se pelo recurso a duas válvulas de controlo dos gases de escape EGR (uma de alta pressão e outra de baixa). O binário de 270 Nm está disponível entre as 1600 e as 2500 rpm, tendo recebido um incremento em relação à versão que vai equipar o Mazda2 (220 Nm) para lidar com o aumento de peso inerente à carroçaria deste SUV.
Com efeito, no nosso breve contacto com a unidade ensaiada, merece destaque a forma enérgica como este motor responde à maior pressão no acelerador, sobressaindo ainda pela suavidade de funcionamento. O tacto e a precisão da caixa de seis velocidades também são de enaltecer. O CX-3 estará disponível com tracção dianteira ou integral e caixas automática ou manual. Os consumos e emissões variam entre os 4,0 l/100 km e 105 g/km de CO2 na versão de tracção dianteira com caixa manual de seis velocidades e os 5,2 l/100 km e 136 g/km de CO2 da versão de tracção integral com caixa automática de seis velocidades.
No interior, a grande nota de destaque vai para a construção sólida e robusta de todos os painéis e para a boa qualidade dos materiais, em especial na parte superior do tablier, onde sobressaem as superfícies macias ao toque. Esteticamente, demarca-se pelo aspecto dinâmico e atlético, com linha de cintura elevada quando visto de perfil e dianteira com a já característica grelha Mazda, ladeada por dois faróis esguios, reflectindo a nova linguagem de estilo KODO – Alma do Movimento.
Em termos de equipamento, o CX-3 terá duas linhas – Evolve e Excellence –, constando da primeira, de base, elementos como o auto-rádio com MP3 e entradas USB, jantes de liga leve, Bluetooth, cruise control e travagem automática em cidade. Entre os opcionais, destacam-se os sistemas MZD-Connect (permite ao condutor controlar a música, telefone, navegação por satélite e definições do automóvel) e i-Activsense, um pacote de tecnologias de segurança avançada.
Os preços para o novo CX-3 iniciam-se nos 22.970 euros para a versão 1.5 4×2 Evolve com caixa manual de cinco velocidades, passando pelos 28.460 euros para a versão 1.5 4×4 Excellence e terminando nos 32.375 euros da variante 4X4 Excellence com caixa automática.
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