Martifer agarra projeto de 3,2 milhões de euros na Escandinávia com construção de ponte na Noruega

A Martifer, grupo de Oliveira de Frades, está a expandir suas operações na Escandinávia, destacando-se na indústria da construção metálica, que ainda lidera a faturação do conglomerado industrial controlado pelos irmãos Martins e a Mota-Engil.

O grupo de Oliveira de Frades celebrou a adjudicação do seu primeiro projeto na Escandinávia. A Eiffage Génie Civil, uma subsidiária francesa, contratou a Martifer Metallic Constructions para fabricar, fornecer e transportar componentes metálicos para a nova ponte Grenland, que ligará as cidades de Langangen e Rugtvedt, na Noruega. Este projeto marca a entrada do grupo no competitivo mercado nórdico, um dos seus objetivos estratégicos na área da construção metálica.

A nova travessia será construída ao lado da ponte Grenland já existente, que é a ponte mais alta da Noruega, com 166 metros de altura. O contrato firmado pela Martifer está avaliado em cerca de 3,2 milhões de euros, e a conclusão da obra está prevista para dezembro de 2024. Os componentes metálicos, que totalizam cerca de 360 toneladas, serão produzidos em Portugal e transportados para a Noruega por via terrestre e marítima.

No primeiro semestre de 2023, a área de construção metálica da Martifer gerou 68,1 milhões de euros, representando 54% das receitas consolidadas do grupo, que totalizaram 126,5 milhões de euros. O setor também contribuiu com 5,9 milhões para o EBITDA do grupo, que alcançou 20,4 milhões de euros no período, um crescimento de 27% no lucro líquido consolidado, que atingiu 11,5 milhões de euros.