Manifestantes climáticos bloqueiam aeródromos em todo o mundo para exigir fim dos aviões privados: Tires foi um dos palcos do protesto

O aeródromo de Tires, em Cascais, foi um dos aeroportos privados em todo o mundo escolhidos como palco de manifestações, esta segunda-feira, de centenas de ativistas do clima, que se barricaram em múltiplos locais em protesto contra os jatos privados.

Os manifestantes bloquearam as entradas dos aeroportos, utilizando correntes de aço para impedir o acesso – houve também alguns que se colaram a portas e janelas. Noutros casos, os ativistas optarem por recorrer a arte e música para passar a sua mensagem.Em Ibiza (Espanha), fora detidos 31 manifestantes, tendo sido identificadas 58 pessoas.

A ação de protesto faz parte da campanha internacional ‘Make Them Pay’, com os apelos dos ativistas aos líderes mundiais, reunidos em Sharm el-Sheikh, no Egito, para a COP27, que sejam proibidos os jatos privados – estes aviões são, em média, 10 vezes mais intensivos em termos de emissões de carbono do que os aviões comerciais e 50 vezes mais poluentes do que os comboios.