Mais e melhor saúde financeira em 2021? Prescrevemos-lhe a receita ideal

A passagem de ano está a aproximar-se, o que significa que 2021 está quase aí. O arranque do novo ano pode ser uma boa altura para organizar a sua vida financeira. 

A Executive Digest preparou-lhe algumas dicas que o podem ajudar, em 2021, a melhorar as suas finanças e ainda conseguir poupar.

Planeie um orçamento familiar

Comece por anotar todas as despesas que costuma ter por mês, como a renda, água, luz e prestação da casa, e depois atribua um montante a cada item.

Assim, torna-se mais fácil gerir as finanças, pois vai saber exatamente onde vai gastar cada cêntimo e tem ainda uma visão de quanto lhe sobra para despesas adicionais, bem como para reforçar a sua conta-poupança.

Pode também traçar uma estimativa de custos para 12 meses com base nas despesas que costuma ter. Aproveite também para perceber que gastos é que são supérfluos ou desnecessários e que pode, por isso, cortar no próximo ano. Pode mesmo fazer uma lista dos gastos inúteis.

Estabeleça objetivos financeiros

Da mesma forma que cria objetivos pessoais ou profissionais, pode também estabelecer metas financeiras para 2021.

Pode começar por decidir o que é verdadeiramente urgente e prioritário para si e/ ou para sua a família. Mudar de casa ou mudar de carro? Fazer obras na cozinha ou na casa de banho? Defina o que é realmente mais importante e que vai ao encontro do seu bolso, para ter a certeza que toma as decisões mais acertadas. 

Pode definir também quanto é que tenciona gastar – e poupar – por mês, mas seja realista. Ao estabelecer estas metas pode ganhar mais determinação, assim como mais margem financeira, para organizar os seus gastos em 2021.

Onde pode poupar

Seja no pacote de telecomunicações, na água ou nas contas da luz, saiba onde pode gastar menos dinheiro no próximo ano. Pode perceber isto depois de traçar os custos que costuma ter em cada mês.

Reavalie também os produtos e serviços com os quais normalmente perde parte do seu salário em todos os meses e depois faça escolhas tendo em conta as melhores ofertas disponíveis. Esteja também atento às promoções e descontos. 

Saiba ainda que preços é que mexem com a sua carteira em 2021. Dos salários aos impostos, passando pelas rendas, transportes e alimentação, a Executive Digest já lhe preparou um guia com a atualização dos preços dos principais produtos e serviços a partir do dia 1 de janeiro de 2021.

Gaste menos dinheiro

Pode começar por investir num depósito a prazo. É um produto geralmente seguro, já que tem poucos riscos associados.

Apesar de os depósitos a prazo não terem uma rendibilidade alta, para quem está a começar agora uma poupança e a entrar no mundo dos investimentos, podem ser um bom primeiro passo. São produtos financeiros de médio prazo, simples e de fácil acesso.

Outra hipótese pode ser começar uma conta-poupança, se ainda não tiver, e comprometer-se a colocar lá um determinado montante todos os meses, por exemplo.

Por último, planeie o seu ano, registe e monitorize as suas contas. Faça um balanço do ano anterior e veja o que pode corrigir e melhorar no próximo. Racione bem o seu dinheiro e deixe de parte alguma quantia para a poupança.

Se quiser, faça também um plano de gestão de crises para o caso de surgir alguma emergência ou imprevisto. Manter uma situação financeira estável e saudável é importante para o seu bem-estar geral.