“Mais do que um negócio, para nós o vinho sempre foi uma forma de vida”. Sogrape lança proposta de sustentabilidade e que cortar 50% nas emissões até 2027
A Sogrape apresentou o projeto Seed the Future, uma proposta de sustentabilidade que reforça o compromisso da empresa com um futuro mais responsável, inclusivo e qualificado. Entre as iniciativas, querem cortar 50% nas emissões até 2027.
Esta é a primeira Abordagem Global de Sustentabilidade do Grupo, que marca um novo ciclo na trajetória da empresa desde sua origem, explica a Sogrape. Esta trajetória está dividida em três fases: a 1ª fase, que teve início em 2021 e terminará em 2027; a 2ª fase, de 2028 a 2034; e a 3ª fase, de 2035 a 2041.
“Estamos comprometidos em sustentar nosso planeta para as gerações futuras e em garantir que o vinho e a sua cultura pode ser preservada para os que vierem depois de nós. Isso só será possível sendo um catalisador de mudanças sociais positivas, respeitando os limites da nossa terra “, diz Mafalda Guedes, 4ª geração da Família Guedes e Corporate Brand & Sogrape Gerente de Comunicações explicou.
A responsável pelo programa explica ainda que o “Seed the Future representa um sonho iniciado pelo meu bisavô e um legado construído ao longo de três gerações da minha família, que queremos perpetuar em o futuro. Porque mais do que um negócio, para nós o vinho sempre foi uma forma de vida”.
Assim, o Seed the Future assenta em três pilares de intervenção. Em primeiro lugar quer operar e investir de forma inteligente para reduzir a pegada ambiental, sendo que, até 2027, a Sogrape pretende implementar medidas que passam pela redução de emissões em 50%, pela criação de estruturas que permitam a neutralidade carbónica, ou pela utilização de fontes de eletricidade 100% renováveis nas suas operações globais.
No âmbito do programa, a Sogrape quer também salvaguardar o seu legado no seu caminho para o futuro, promovendo o património vitivinícola através da preservação, Investigação & Desenvolvimento e inovação, acelerando a transferência de tecnologia e conhecimento no setor vitivinícola. Isso inclui dar às comunidades e viticultores as habilidades e recursos para uma produção de vinho viável e sustentável no futuro.
Por fim, quer “inspirar vidas mais felizes e responsáveis”, assegurando que os relacionamentos com funcionários, clientes e comunidades, onde quer que a empresa opere, sejam baseados em integridade, ética e responsabilidade.