Mais de 2500 cv para o futurista (e virtual) Chrysler SRT Tomahawk
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=tP5ULeIEy6w[/youtube]
A Chrysler revelou as imagens do SRT Tomahawk Vision Gran Turismo, modelo criado especificamente para o projecto Vision Gran Turismo inserido no videojogo Gran Turismo 6 e que desafia os construtores a criarem novas e revolucionarias interpretações para automóveis desportivos do futuro.
No caso deste modelo da Chrysler, a visão do Tomahawk transporta-nos 20 anos para o futuro, ou seja, para o ano de 2035. Como não poderia deixar de ser, tratando-se de um desportivo futurista, o SRT Tomahawk conta com um conjunto híbrido inovador com um motor V10 (com ângulo de 144 graus) de 7.0 litros a gasolina (para tracção traseira) associado a um propulsor pneumático (de ar comprimido) para ‘alimentar’ o eixo dianteiro. A soma total de potência ascende a impressionantes 2590 cv.
Disponível para download a partir do início do Verão, o SRT Tomahawk Vision Gran Turismo contará com três versões: uma mais ‘acessível’ de 800 cv para o modelo S (exemplar vermelho nas imagens), outra de competição, GTS-R, com 1430 cv (com número 93 nas imagens), enquanto a terceira e última, denominada versão X, conta com os tais 2590 cv. Quanto a este último, a velocidade máxima ascende a 650 km/h, obrigando o condutor/piloto a utilizar um fato especial anti-gravidade para combater os efeitos das mudanças gravitacionais derivadas das elevadas velocidades.
“Estou bastante satisfeito que a FCA e a sua divisão de altas prestações, a SRT, tenham conseguido capturar o espírito do Vision Gran Turismo com o SRT Tomahawk. Os desenhadores da FCA participaram numa competição de design e o protótipo escolhido é extremo em todas as áreas com o seu formato impressionante, proporções aerodinâmicas, mecanismos internos e fato de competição avançado”, referiu o criador da série Gran Turismo e presidente da companhia Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, conhecido no meio simplesmente como ‘Kaz’.
O SRT Tomahawk é da autoria de Paul Hoste, um jovem projectista da FCA que cresceu a jogar as entregas da saga Gran Turismo, tendo-se inspirado em modelos icónicos da Dodge. Embora virtual, a carroçaria deste monolugar de rodas cobertas recorre a elementos como o grafeno para redução do peso (sendo pouco mais pesado do que um Fórmula 1 actual), apostando ainda em soluções aerodinâmicas móveis (que na versão X revelam proporções enormes) para controlo mais apurado em todos os casos.