Mais de 1,5 milhões de vacinas Covid-19 e gripe administradas em três semanas de campanha
Nas primeiras três semanas da campanha de vacinação sazonal deste ano, contra a Covid-19 e gripe, que começou a 29 de setembro, já foram administradas 1.519.204 vacinas.
De acordo com o balanço feito esta sexta-feira pela Direção Executiva do SNS, do total de vacinas administradas, a esmagadora maioria (1.107.291) foram dadas em farmácias comunitárias, enquanto as restantes 411.913 foram aplicadas em instituições do Serviço nacional de Saúde (SNS).
“Os valores estão a superar as melhores expectativas”, assinala a Direção Executiva do SNS em comunicado, “sublinhando-se que as várias dimensões deste complexo e inovador processo estão a decorrer com total normalidade”.
É sublinhado que as 12 instituições públicas e privadas que se articularam num plano conjunto para a campanha de vacinação sazonal deste ano “conseguiram-se organizar de forma única, sob a liderança da DE-SNS, e os resultados ultrapassaram os melhores cenários desenhados pela DGS”.
Na terceira semana da campanha, o ritmo diário de vacinação “tem sido superior a 120 mil administrações diárias (COVID + Gripe), tendo sido atingido novo recorde diário com 132.273 vacinas administradas no dia 18 de outubro”.
“De referir que, no ano de 2022, a campanha de vacinação iniciou-se no princípio do mês de setembro, sendo que no final da terceira semana tinham sido administradas 984.339 vacinas (COVID + Gripe), o que significa que continuamos a assistir este ano a um aumento superior a 50 por cento no número de vacinas administradas, durante esta fase de implementação do plano”, terminam as autoridades de saúde nacionais, agradecendo aos portugueses a disponibilidade para esta causa.