“Maior investidor polaco em renováveis no continente europeu” quer atingir 100 MWp em centrais fotovoltaicas em Portugal

A R.Power, uma das principais produtoras independentes de energia renovável da Europa, anunciou hoje um plano estratégico ambicioso para expandir a sua presença no mercado português e na Península Ibérica.

A empresa visa atingir um portefólio de 100 MWp em centrais fotovoltaicas em Portugal nos próximos anos, além de reforçar os investimentos em Espanha e em tecnologias de armazenamento de energia (BESS).

Atualmente, a R.Power gere cerca de 50 MWp em Portugal, com oito centrais fotovoltaicas localizadas em várias regiões do país, como Terena, Sertã, Mosteiros e Tremês. Essas instalações produzem, anualmente, aproximadamente 100 GWh de energia renovável, fornecendo eletricidade a milhares de lares. Até ao final do primeiro trimestre de 2025, a empresa prevê colocar em operação novos projetos nas cidades de Lagos e Portimão, somando uma capacidade adicional de 10 MWp, o que irá aumentar a produção de energia em mais 20 GWh anuais.

“Portugal é um dos mercados-chave na nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos empenhados em alcançar os nossos objetivos de construir uma capacidade total de 100 MWp nesta região da Europa, consolidando ainda mais a nossa posição como o maior investidor polaco no setor das energias renováveis no continente europeu”, afirma Przemek Pięta, cofundador e CEO da R.Power.

Além disso, em 2025, a R.Power dará início à construção de três novos projetos em Paião, Feira e Trancoso, com uma capacidade combinada de 43 MWp, o que permitirá gerar mais 80 GWh anualmente. A empresa também se prepara para um aumento significativo em tecnologias de armazenamento de energia e está a desenvolver planos para a construção de ativos eólicos, com a meta de desenvolver 25 MW de capacidade eólica nos próximos anos.

A expansão da R.Power em território ibérico inclui, ainda, um investimento significativo em Espanha, onde a empresa começará a construir projetos fotovoltaicos com uma capacidade de 23 MWp, capazes de produzir mais de 45 GWh anualmente.