Maior fornecedora de componentes da Boeing despede 2800 funcionários
A Spitir AeroSystems, maior fornecedora de peças das aeronaves Boeing 737 Max, anunciou o despedimento de cerca de 2800 funcionários das instalações de Wichita, no Kansas, que se prevê acontecer no final do mês de janeiro.
De recordar que o Boeing 737 Max é um modelo que permanece no solo, sem poder voar ao redor do mundo, devido a dois acidentes aéreos ocorridos em 2018 e 2019.
O despedimento foi motivado pela suspensão da produção do 737 Max, sem certezas de quando será retomada e em que nível o será, considerando que este modelo representa metade da sua faturação anual, tendo por isso bastante peso.
De acordo com a Efe-DowJones, a empresa produz a fuselagem, bem como as peças do motor da aeronave Max 737 e ainda cerca de 70% da sua estrutura, fabricando materiais suficientes para 52 aeronaves por mês, antes da Boeing anunciar a suspensão da sua produção.
Para além do anúncio da demissão dos funcionários, que terá inicio a 22 de janeiro, a Spirit AeroSystemas pretende também aplicar «reduções menores de pessoal no final do mês, nas fábricas de Tulsa e McAlester, em Oklahoma», não descartando a tomada de novas decisões no futuro.
Mais de metade das vendas da Spirits deriva do modelo Max 737, bem como de outros programas da Boeing, contudo os despedimentos em Wichita ocorrem muito mais cedo do que o expectável por parte dos analistas, uma vez que a empresa possui liquidez de caixa e tem outros parceiros a cooperar com ela, nomeadamente a Airbus e a Lockheed Martin Crop.
É estimado que a empresa tenha perdido entre mil a dois mil milhões de dólares por mês, desde que os aviões Max 737 foram proibidos de voar, cerca de 600 companhias lidam com o impacto e a incerteza da suspensão da produção da aeronave, por tempo indeterminado.