Maior fábrica de baterias do mundo pega fogo na Califórnia: veja os vídeos

As autoridades do condado de Monterey, na Califórnia, emitiram na noite desta quinta-feira ordens de evacuação depois de uma unidade de armazenamento de baterias ter entrado em chamas. Segundo a Vistra Energy, dona da central elétrica de Moss Landing, movida a gás natural e da instalação adjacente de baterias de íons de lítio – que a empresa garantiu ser a maior do mundo -, o incêndio começou numa das suas baterias na tarde desta quinta-feira e que a equipa no local foi evacuada.

“A causa do incêndio ainda não foi determinada, mas uma investigação começará assim que o fogo for extinto”, disse a porta-voz, Jenny Lyon.

O xerife do condado alertou os moradores próximos para fecharem as janelas “por excesso de cautela”, sendo que a Patrulha Rodoviária da Califórnia fechou a circulação em estradas perto da central.

A Vistra, sediada no Texas, concluiu a sua fase mais recente de construção na instalação de armazenamento de energia em 2023 como parte dos esforços da Califórnia para reforçar a sua rede com energia limpa. A central armazena 750 megawatts, energia suficiente para cerca de 562 mil casas durante até quatro horas.

A Califórnia projetou que precisará de 52.000 MW de armazenamento de energia, três vezes o que tem agora, até 2045 para atender às necessidades de energia enquanto atinge a sua meta de emissões líquidas zero.