Luta pelos mapas da Nokia entre marcas Premium

HERE-Nokia-Growth
A divisão da Nokia responsável pela produção de equipamento de telecomunicações, denominada Oyj, está próxima de vender a empresa HERE, detentora dos mapas utilizados em cerca de 80% dos automóveis na América do Norte e na Europa, a uma das três principais marcas Premium, isto é, à Audi, BMW ou Mercedes-Benz, de acordo com fontes ligadas à empresa, em declarações à Automotive News Europe.
As mesmas fontes revelam que nenhum acordo foi ainda fechado, visto que a empresa finlandesa de telecomunicações continua a pressionar os fabricantes, na tentativa de obter uma maior oferta pelos seus mapas. Em jogo estarão valores à volta dos 3.5 mil milhões de euros pela compra da unidade HERE.
Foram várias as empresas interessadas nesta compra, entre elas, a Apax Partners, a Uber Tecnologies, o motor de pesquisa Baidu, que entretanto já desistiram da transacção.
A Nokia pretende vender esta unidade para que possa focar a sua actividade na produção de equipamento móvel, tendo comprado a Alcatel-Lucent em Abril deste ano.