Lisboa recebe esta quinta-feira vindimas: produção do vinho “Corvos de Lisboa” já atinge as 65 milhões de garrafas
O Parque Vinícola de Lisboa recebe esta quinta-feira as Vindimas 2023, atividade que dará origem a mais uma produção do vinho “Corvos de Lisboa”.
A Câmara Municipal de Lisboa tem procurado garantir a conciliação de diversas tipologias de espaço rural, no âmbito de uma política de naturalização da cidade que contribua para o aumento da biodiversidade e para a estruturação ecológica dos espaços verdes. Exemplo desta política é a criação dos vários Parques Hortícolas da Cidade.
A partir desta opção estratégica, surgiu a afetação de um espaço verde junto ao aeroporto de Lisboa, na Rua Quinta da Graça, para o cultivo da vinha. Trata-se de uma parceria com a Casa Santos Lima, a qual deu origem ao atual Parque Vinícola da Cidade de Lisboa.
Segundo dados recentes da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa (CVR Lisboa) e do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), a região vitivinícola de Lisboa é uma das maiores do país, seja em termos de área seja em termos de produção.
Nesta região, produzem-se atualmente mais de 65 milhões de garrafas certificadas, das quais 80% são exportadas para mais de 100 países, sendo os vinhos que integram a marca “Vinhos de Lisboa” dos mais premiados do país.
Assim, a marca “Vinhos de Lisboa” permite associar a cidade de Lisboa a uma extensa região vitivinícola, bastante superior à de duas outras capitais europeias – Paris e Madrid – também produtoras de vinho e, por essa via, corre mundo.
As Vindimas 2023 contarão com a participação ativa da população, tendo para o efeito decorrido um período de inscrição prévia, entretanto já concluído.