Ligar primeiro para a Linha SNS24: novas regras no acesso à urgências de grávidas na região de Lisboa entram hoje em vigor
A partir de hoje, as grávidas da região de Lisboa e Vale do Tejo que precisam de se deslocar às urgências têm de ligar primeiro para a Linha SNS24 Grávidas, de acordo com a portaria assinada esta sexta-feira pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, já publicada em ‘Diário da República’ – só haverá admissão direta em casos de gravidade excecional.
Estão dispensadas da referenciação as mulheres que acorrerem às urgências em situações de risco iminente de vida, designadamente: perda de consciência; convulsões; dificuldade respiratória; hemorragia abundante; traumatismo grave ou dores muito intensas.
Em causa está um projeto-piloto para a implementação de um sistema de pré-triagem telefónica nas urgências de obstetrícia e ginecologia do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “com previsão de alargamento a todo o território nacional após três meses”. A medida vai abranger inicialmente os hospitais na região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo também o Hospital Distrital de Leiria, e procura “racionalizar o acesso às urgências, reduzir tempos de espera e aliviar a pressão sobre os profissionais de saúde”.
Nas portas exteriores dos serviços de urgência será afixado um cartaz com a informação: “Urgência com pré-triagem telefónica – Apenas atende situações urgentes – Antes de entrar por favor ligue: 808 24 24 24”, sendo que o atendimento telefónico será realizado pela linha SNS Grávida/Ginecologia e ficará a cargo de um enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétrica.
Se a utente for alvo de triagem com a cor azul ou verde, não há assim motivo para ser avaliada por um médico na Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, e “será orientada para o local de atendimento mais adequado (consulta aberta no hospital ou nos CSP, consulta no hospital ou nos CSP), sendo garantido o agendamento efetivo no prazo máximo de um dia útil”, refere o projeto lei.
A Linha SNS Grávida — acessível através do mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24) — entrou em funcionamento no dia 1 de junho deste ano e é uma medida do Plano de Emergência e de Transformação da Saúde, que tem como objetivo identificar o nível de cuidados adequado, perante a gravidade clínica da utente.