Lembra-se do Luckie Luke? Cowboy vai a leilão pela primeira vez na história, e uma página de banda desenhada pode valer 70 mil euros

No próximo mês de novembro, 50 tiras originais de Lucky Luke, o icónico cowboy solitário criado por Maurice de Bevere (Morris), serão leiloadas pela primeira vez numa estreia mundial. A famosa personagem de banda desenhada chega assim ao mercado da arte, com cada página avaliada entre 20.000 e 70.000 euros.

A casa de leilões Christie’s preparou uma digressão europeia para estas peças raras. Bruxelas, Genebra e Paris serão as cidades que acolherão a exposição das páginas desenhadas por Morris, proporcionando aos fãs da personagem e aos colecionadores a oportunidade de verem de perto estas obras. O objetivo é alcançar lances entre 2,4 e 3,4 milhões de euros pelo conjunto.

Estes leilões colocam Lucky Luke ao lado de outras obras icónicas, como o “Império da Luz” de Magritte, também em exibição pela Christie’s. A estreia do cowboy no mercado de leilões destaca-se pela raridade das tiras, muitas das quais fazem parte de álbuns célebres como Calamity Jane (1967), Lucky Luke contra Pat Poker (1953), e Phil Defer (1956).

A personagem, criada em 1946, tornou-se um ícone da banda desenhada e foi amplamente traduzida, vendendo mais de 300 milhões de exemplares em todo o mundo. Lucky Luke continua a ter uma legião de fãs, mesmo após a morte de Morris em 2001, com outros cartoonistas a darem continuidade às suas aventuras.