Lanternas de fogo lançadas ao vento em reserva natural a quilómetros de Los Angeles causam indignação: veja o vídeo
Os incêndios em Los Angeles, nos Estados Unidos, já provocaram 24 mortos – 16 pessoas morreram no incêndio de Eaton e oito no fogo de Palisades -, mas apesar do rastro mortal e de destruição, avaliado em milhares de milhões de dólares, há pessoas que ‘brincam’ com o fogo: um grupo foi visto a lançar balões com lanternas voadoras, com velas acesas, para o céu perto de uma reserva natural na Carolina do Sul.
O momento foi publicado nas redes sociais, do grupo a divertir-se, alheio aos incêndios florestais devastadores em Los Angeles, a poucos quilómetros de distância de Los Angeles. “Essas pessoas a menos de 160 quilómetros de Los Angeles estão a soltar lanternas de fogo para o céu!!!!” dizia a legenda da post. “Este é um momento terrível para fazer isso”, refere a mulher no vídeo, conforme captura o momento – mesmo perante os alertas, o grupo pareceu ignorar os seus apelos e continuaram a lançá-los de qualquer maneira.
As lanternas voadoras são sérios riscos à segurança, pois podem ser causa de incêndios: de acordo com a ‘Wildfire Today’, as lanternas são proibidas em 29 estados dos EUA, mas as pessoas continuam a usá-las, apesar da proibição – em 2011, um incêndio devastador ‘varreu’ Myrtle Beach, na Carolina do Sul, queimando impressionantes 3,3 quilómetros quadrados, que terá sido causado por lanternas voadoras.
A Southern California woman caught a group of careless idiots launching fire-powered lantern balloons into the sky near a nature preserve — even as wildfires devastated Los Angeles communities just an hour’s drive away. pic.twitter.com/6AUQOmEO4O
— JennyJenny8675309 (@JennyJenny1958) January 13, 2025
🔥Californians releasing FIRE LANTERNS at the beach in Carpinteria spark outrage. Police had to stop these idiots. Fire lanterns are illegal in California. pic.twitter.com/F6luZ0nsEU
— Ms. Pistolicious (@mspistolicious) January 12, 2025
‘Milagre em Malibu’: Como esta mansão de 9 milhões de dólares sobreviveu ao incêndio de los Angeles