Lacerda Machado, Pedro Marques e Pedro Nuno Santos chamados à AR sobre Portugália

A audição do ex-administrador da TAP, Diogo Lacerda Machado, e os antigos ministros Pedro Marques e Pedro Nuno Santos sobre a situação da Portugália Airlines foi hoje aprovada na comissão de Economia.

O grupo parlamentar do PSD apresentou um requerimento para a audição de Lacerda Machado, Pedro Marques e Pedro Nuno Santos sobre a situação da PGA – Portugália Airlines, que foi aprovado pelos deputados da comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, confirmou à Lusa o vice-presidente desta comissão, Pedro Coimbra (PS).

A integração da Portugália na TAP está prevista no âmbito da reprivatização da companhia aérea, preparada pelo anterior executivo.

Os grupos IAG, Lufthansa e Air France-KLM já manifestaram publicamente interesse no negócio.

Na mesma comissão, foi hoje chumbado o requerimento do Chega para a audição do ministro das Infraestruturas, Pinto Luz, da Lusoponte, Belen Marcos Cortese, e do representante da Associação dos Utentes da Ponte 25 de abril, Aristides Teixeira, sobre as portagens nas travessias rodoviárias do rio Tejo.

O requerimento teve a abstenção do PS e o voto contra do PSD.

Foi igualmente chumbada a audição dos ministros das Infraestruturas, Pinto Luz, e da Coesão, Castro Almeida, e do presidente da CP, Pedro Moreira, sobre a atribuição de 24 milhões de euros à empresa, através do Fundo Ambiental, e sobre o atraso na compra de 117 automotoras.

Este requerimento, apresentado pelo Chega, também contou com a abstenção do PS e o voto contra do PSD.