Kiev já conseguiu libertar metade dos territórios ocupados e Putin perdeu o controlo do Mar Negro, garante Scholz

Olaf Scholz garantiu, esta quarta-feira, que a Ucrânia já reconquistou metade dos territórios obtidos pela Rússia desde o início da invasão, salientando também que Moscovo já perdeu o controlo do Mar Negro. No entanto, Kiev continua a precisar do apoio internacional.

“Putin está a aposta no abrandamento internacional à Ucrânia, indicou o chanceler alemão, garantindo que este “continua determinado a colocar militarmente a Ucrânia de joelhos. O perigo que este cálculo possa funcionar não pode ser descartado”.

A União Europeia deve manter o apoio à Ucrânia durante os próximos anos. “Tudo isso é urgentemente necessário. Porque a Rússia dedicou agora a sua economia inteiramente ao serviço desta guerra. A produção de armas russas está em pleno andamento”, alertou.

Scholz prometeu a Kiev uma ajuda adicional e abrangente proveniente de fundos federais da Alemanha, no valor de 8 mil milhões de euros, para fornecimento de armas e ajuda financeira ao orçamento ucraniano.

“Se a situação piorar como resultado da guerra da Rússia contra a Ucrânia, por exemplo porque a situação na frente se deteriora, porque outros apoiantes reduziram a sua ajuda à Ucrânia ou porque a ameaça à Alemanha e à Europa continua a aumentar, teremos de responder”, prometeu Scholz.