Kia Novo Concept mostra como serão os próximos modelos da marca
Além do Optima, a Kia revelou no Salão de Seul, na Coreia do Sul, um novo concept apelidado de Novo, o qual dá indicações do caminho a seguir para os futuros modelos da marca em termos estéticos e técnicos. Segundo a marca, o Novo representa o conceito de fazer algo… novo e fresco. Com efeito, a sua designação é inspirada na expressão latina ‘novatus’. Em termos estéticos, este modelo destaca-se pelo arrojo e pela adopção de uma versão adaptada especificamente da plataforma global para os modelos de segmento C, apresentando uma silhueta inspirada nos coupés de duas portas. Se a área suspensa à frente é curta, já a traseira é bem mais longa, sendo ainda de enaltecer a ampla superfície vidrada para maior claridade no habitáculo. Na dianteira, sobressai, obviamente, a grelha ‘Nariz de Tigre’ já característica da Kia nos últimos anos, mas com formato evoluído, ladeada por faróis com tecnologia laser. As jantes de 20” são outro elemento em destaque. O interior foi concebido com o condutor como ponto central, ao mesmo tempo que se procurou oferecer uma experiência tranquila e confortável para todos os passageiros, em especial no que diz respeito ao espaço a bordo (quatro lugares individuais em pele). O tablier adopta um desenho simplista e embelezado pela combinação de couro e alumínio, sendo orientado para o condutor. Já o painel de instrumentos assenta num ecrã 3D que mostra as informações mais importantes ao condutor, podendo este escolher os conteúdos do mostrador a partir de um comando intuitivo ao lado do volante que não exige distracções a quem vai ao volante. Na mesma tónica de modernidade, a consola central apresenta um ecrã táctil de grandes dimensões. Quanto ao motor, o Novo conta com um bloco a gasolina 1.6 T-GDI turbo da gama ‘Kappa’ acoplado a caixa automática de sete velocidades (DCT) sendo a tracção feita às rodas dianteiras. A Kia não prevê lançar este modelo, mas o Novo serve como ‘laboratório’ para as tecnologias e para o capítulo estético, apontando o futuro do desenho da marca sul-coreana.]]>