Kamala Harris supera Trump na arrecadação de fundos após agosto histórico de doações

A campanha presidencial de Kamala Harris arrecadou 361 milhões de dólares em agosto, o que a deixa com uma clara vantagem sobre o rival republicano Donald Trump, a pouco menos de dois meses para o dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos, informou esta sexta-feira a campanha democrata.

De acordo com os responsáveis do partido, as contribuições de agosto deixaram Kamala Harris com um ‘bolo’ de 404 milhões de dólares em dinheiro disponível no início de setembro.

Já a equipa de Donald Trump destacou, esta quarta-feira, que o Partido Republicano arrecadou 130 milhões de dólares, o que significou um total de 295 milhões no final do mês.

Juntos, os dois candidatos vão bater recordes de gastos nesta campanha: estão previstos mais de mil milhões de dólares,de acordo com os registos regulatórios: tanto Trump como Kamala Harris estão a usar o dinheiro para veicular anúncios e construir operações de mobilização de eleitores nos estados disputados que vão decidir a eleição.

Os totais arrecadados, que são reportados aos reguladores eleitorais dos Estados Unidos, têm sido analisados cuidadosamente à procura de sinais de impulso antes das previsíveis eleições renhidas. Nos totais não está incluído o dinheiro arrecadado por grupos externos que apoiam cada candidato.

Um dos testes mais importantes está marcado para a próxima terça-feira, data do debate na televisão, o primeiro desde que o presidente Joe Biden desistiu da corrida e apoiou Harris como sua sucessora, a 21 de julho.

A candidatura de Kamala Harris revigorou democratas e doadores, conforme a vice-presidente foi mostrando crescimento nas sondagens: três quartos dos 1,3 milhões de novos doadores para Harris em agosto não contribuíram na última eleição presidencial em 2020, salientou a sua campanha – mais de seis em cada 10 doadores em agosto eram mulheres, e quase um em cada cinco eram republicanos registados ou independentes.