Jovens até aos 35 anos podem pedir à empresa para reter menos IRS

A partir deste ano, os jovens até 35 anos têm a possibilidade de pedir à sua entidade empregadora para reter menos IRS mensalmente, beneficiando da medida do IRS Jovem. Este incentivo fiscal permite que os jovens trabalhadores sejam tributados apenas sobre uma parte do seu rendimento, refletindo-se diretamente no salário líquido.

A medida aplica-se a trabalhadores que já beneficiam de um imposto mais baixo, com a isenção de IRS variando ao longo dos anos de trabalho, explica o ‘Público’.

Para poderem usufruir desta vantagem, os jovens devem informar as suas empresas sobre a sua elegibilidade para a retenção de IRS reduzida. A legislação prevê que, no primeiro ano de trabalho, os jovens estão isentos de IRS, e, nos anos seguintes, a isenção diminui progressivamente. No segundo ao quarto ano, a isenção é de 75%, no quinto ao sétimo é de 50%, e no oitavo ao décimo ano, de 25%.

A medida foi originalmente implementada pelo governo anterior, mas foi alargada aos jovens até 35 anos. Para garantir que a retenção seja feita de acordo com a isenção, o trabalhador deve comunicar à empresa o número de anos fiscais em que está a trabalhar. Caso não o faça, a empresa fará a retenção conforme as regras gerais, com um ajuste a ser feito no momento do cálculo final do IRS.