Joe Biden está a considerar a retirada da corrida à Casa Branca, avança o ‘The New York Times’
O presidente Joe Biden indicou a um aliado próximo que sabe que pode não conseguir salvar a sua candidatura caso não consiga convencer o público de que está apto para o cargo, após o desempenho desastroso no debate frente a Donald Trump, na semana passada. Por isso mesmo, de acordo com a publicação ‘The New York Times’, o presidente dos Estados Unidos salientou que está a par de que a sua candidatura pode não ser bem-sucedida, encontrando-se atualmente a avaliar se deve prosseguir como o candidato democrata às eleições de novembro.
De acordo com a fonte, Joe Biden está profundamente envolvido na luta pela reeleição e entende que as suas próximas aparições, no fim de semana – nas quais estão incluídas uma entrevista agendada para sexta-feira com George Stephanopoulos, da ‘ABC News’, e paradas de campanha na Pensilvânia e em Wisconsin —, devem ser bem-sucedidas.
“Ele sabe que se tiver mais dois eventos como esse [o debate], estaremos num lugar diferente” até o final do fim de semana, referiu o confidente de Biden.
Esta conversa foi a primeira indicação pública de que o presidente está a considerar seriamente se pode recuperar após um desempenho devastador no palco do debate em Atlanta. As preocupações estão a aumentar sobre a sua viabilidade como candidato e se poderia servir como presidente por mais quatro anos.
Há meses que a Casa Branca tem deixado de lado, às vezes com certa irritação, quaisquer questões sobre as faculdades físicas e mentais do Presidente americano, cuja agilidade física e verbal vem diminuindo.
Se até agora os pesos-pesados do Partido vinham reafirmando publicamente o seu apoio a Biden, desde o debate da passada quinta-feira o nervosismo tem vindo a crescer entre apoiantes e doadores, alguns dos quais com críticas ao círculo íntimo do presidente pela falta de transparência sobre as suas faculdades.
Outros pedem a Joe Biden que responda concretamente às preocupações, aumentando o número de conferências de imprensa ou intercâmbios abertos com jornalistas ou apoiantes.
Na passada segunda-feira, um repórter perguntou diretamente ao presidente se ele planeava desistir da disputa, no final de um breve discurso que acabara de proferir na Casa Branca sobre uma decisão do Supremo. Porém, Joe Biden saiu da sala sem responder.