Joacine quis impedir publicação de foto oficial. Parlamento desautorizou deputada
Joacine Moreira, deputada do partido livre, não gostou da fotografia oficial da qual fez parte, em conjunto com os membros da comissão parlamentar do Ambiente. Depois da mesma ter sido publicada no site do Parlamento e posteriormente enviada por e-mail a todos aqueles que a constituíam, a deputada manifestou o seu desagrado, alertando que não autorizava que a fotografia fosse publicada.
A mensagem foi enviada através do correio eletrónico de Joacine dirigindo-se ao presidente da comissão, bem como à equipa de apoios (com o conhecimento de todos os restantes deputados), na qual acusava a receção da fotografia, acrescentando ainda que não autorizava a sua publicação. Terminou assinando como «deputada à Assembleia da República» e também «deputada única representante do partido Livre».
A resposta de Joacine obteve reações praticamente imediatas, discordando da não autorização da deputada, exemplo disso foi o deputado social-democrata João Moura: «Tal como todos os colegas dos diferentes grupos Parlamentares, quando me disponibilizei para tirar a habitual foto de grupo da Comissão, era conhecedor de que a mesma seria para publicar e dar a conhecer publicamente os rostos que integram a Comissão», citado pelo jornal Expresso.
O assunto prolongou-se desde ontem até à manhã desta terça-feira, quando Joacine voltou a reforçar o seu desagrado com a situação, recusando uma vez mais autorizar a publicação da fotografia, que entretanto já tinha sido partilhada no site oficial do Parlamento. A deputada alegou direitos de imagem, para justificar a sua decisão.
Os serviços parlamentares encerraram o tema hoje de manhã quando responderam via e-mail a Joacine dizendo que “a divulgação da foto da Comissão decorre das funções de representação inerentes ao Estatuto dos Deputados”, afirmando que por esse motivo não puderam retirar a fotografia do site do Parlamento.