Jaguar Land Rover quer detectar distracção através de actividade cerebral

Jaguar Land-Rover emblemas
A tecnologia não pára de avançar na indústria automóvel e a segurança é a área que mais lucra com as inovações que vão surgindo. A Jaguar Land Rover está a trabalhar num projecto piloto em que, através de ondas neuro cerebrais, sensores instalados no automóvel permitem avaliar a atenção do condutor, levando-o a enviar sinais para que este se concentre na condução. Com vista a diminuir os acidentes rodoviários, o projecto ‘Mind Sense’, desenvolvido pelo Dr. Wolfgang Epple, pretende minimizar o risco do stress e da distracção na estrada, detectados através dos padrões das ondas cerebrais .
“Se a actividade cerebral indicar pouca concentração, o volante ou os pedais vibram para que o condutor fique atento e vire a sua atenção para a condução”, afirma Epple, responsável pelo projecto. Se a vibração não resultar, o automóvel emite um som e um sinal visual, até que o sistema confira que as ondas cerebrais demonstram atenção por parte de quem conduz.
No entanto, este projecto enfrenta algumas dificuldades já que para ter acesso à actividade cerebral humana é necessário que o condutor utilize um aparelho na cabeça enquanto conduz, cenário que não se adivinha prático no dia-a-dia. A solução explorada actualmente pela Jaguar Land Rover baseia-se numa tecnologia da NASA que detecta as ondas cerebrais através das mãos, com sensores no volante.