Já se perguntou por que os pássaros não são eletrocutados quando pousam em cabos de alta tensão?
Certamente em mais do que uma ocasião, quando estava a conduzir numa estrada ou a olhar para a janela de sua casa, já deve ter reparado uma fileira de pássaros pousados calmamente nos cabos de alta tensão – é por isso natural a pergunta sobre como é possível não ser eletrocutado se passam por essas linhas mais de 36 mil volts.
Mas antes de saber por que não são eletrocutados, importa explicar o motivo pelo qual os pássaros escolhem este local para pousar e ali passar várias horas do dia. A razão para isto é simples: estes cabos de alta tensão oferecem às aves um local a partir do qual podem monitorizar e controlar o seu ambiente em busca de possíveis predadores ou presas.
Graças ao facto de não haver folhas de árvores e ramos nestes cabos, as aves têm uma visão desimpedida e por isso escolhem estes pontos para pousar. Mas o motivo pelo qual não são eletrocutados tem também uma razão simples: como os pássaros voam e podem pousar nestes cabos de alta tensão sem pisar no chão. Ou seja, para que a corrente elétrica circule, é necessário que haja um caminho fechado que permita ida e volta dos elétrons, como noutro cabo ou diretamente pelo solo.
Como o cabo é um bom condutor, ele mal resiste à sua passagem e como os pássaros não pousam nos cabos a partir do solo, não formam uma conexão entre a linha de energia e o solo, portanto não se estão a conectar ao circuito.
Claro, se um pássaro tocasse ao mesmo tempo no cabo e no poste que o segura, seria eletrocutado, pois neste caso há um condutor ligado ao solo. Embora não seja o único motivo, e se entrarem em contacto com dois cabos ao mesmo tempo também poderão ser eletrocutados, o que costuma acontecer com pássaros maiores devido à grande envergadura das suas asas.