Já há data para o regresso (temporário) de Juan Carlos I a Espanha
O regresso do rei emérito Juan Carlos I a Espanha está mais perto do que nunca após a sua segunda regularização tributária, confirmada pelo próprio advogado, citado pelo ‘El Mundo’, que adianta que já existe uma possível data para o seu retorno: 13 de março.
Segundo a mesma publicação, apesar de a data ainda não ser oficial, é uma das opções de Juan Carlos I, que pretende, no plano inicial, voar de Abu Dhabi (onde se encontra atualmente), para o Porto e, de lá, partir rumo a Sanxenxo, Espanha. A confirmar-se, este seria o caminho inverso ao que fez em agosto, quando saiu do seu país para os Emirados Árabes Unidos.
O jornal adianta ainda que o plano do Rei Emérito é regressar mas apenas temporariamente para não criar novos problemas ao filho. Assim, a estratégia de Juan Carlos é manter a sua residência fiscal fora de Espanha, pelo menos por enquanto. Para que isso aconteça, o Rei deve ficar fora do país pelo menos 183 dias por ano, requisito que não atendia em 2020, mas que poderá cumprir em 2021.
A partir de agora, com domicílio fiscal no estrangeiro, os rendimentos do Emérito deixam de ser alvo de atenções em Espanha. Os empresários amigos de Juan Carlos I, os mesmos que lhe emprestaram mais de quatro milhões de euros para a sua segunda regularização tributária, consideram que com as regularizações passadas, a prescrição e a futura consideração de não residente, podem ser evitadas consequências penais.