IRS: Mais municípios vão dar descontos em 2021. Saiba quais são os mais generosos
Em 2021, perto de 140 câmaras municipais vão devolver parte ou a totalidade da receita de IRS a que têm direito a favor dos seus contribuintes. De acordo com o levantamento feito pelo DN/Dinheiro Vivo, de outubro passado, vão ser 137, mais três do que este ano.
Os dados recolhidos pelas publicações indicam que na lista das autarquias que devolvem parte ou a totalidade do imposto está pela primeira vez Vila Nova de Gaia que abdica de uma parcela da receita. Gaia vai devolver 1% da receita, o equivalente a cerca de 176 mil euros, de um montante global esperado de 17,6 milhões.
Estão também pela primeira vez nesta lista os municípios de Alfândega da Fé ou Sertã que abdicam de 0,5% da receita e Câmara de Lobos, com uma participação de 3,5% no IRS cobrado.
Os municípios de Sever do Vouga, Braga, Lagos ou Odemira decidiram aumentar os seus descontos mas há autarquias que abdicam da totalidade das suas receitas de IRS e devolvem tudo aos contribuintes com residência fiscal no concelho. E neste caso, também aumentou o número de municípios.
Para 2021, o número de autarquias que pretendem renunciar à cobrança total sobe para 27, mais duas do que neste ano, e nesta lista constam as câmaras municipais de Arronches e Ferreira do Zêzere. Houve outras, como Vila Nova de Cerveira, que subiram o desconto. Para este ano, a vila minhota decidiu devolver pela primeira vez parte do IRS (2,5%). Para 2021 aumenta para o dobro e restitui a totalidade.