Irão diz que ataque a Israel é “legal, racional e legítimo” e deixa ameaça de investida “esmagadora”

A missão do Irão nas Nações Unidas afirmou no X que “a resposta legal, racional e legítima aos atos terroristas do regime sionista – que visavam cidadãos e interesses iranianos e infringiam a soberania nacional da República Islâmica do Irão – foi devidamente executada”.

“Se o regime sionista se atrever a responder ou a cometer novos atos de malevolência, seguir-se-á uma resposta subsequente e esmagadora. Os Estados da região e os apoiantes dos sionistas são aconselhados a separar-se do regime”, pode ler-se na mensagem.

O aviso surge depois de o exército israelita ter informado que tinham sido disparados mísseis do Irão, pouco depois das 19:30 locais (menos duas horas em Lisboa), e ordenado à população para procurar abrigo.

De acordo com o exército israelita, soaram sirenes de alarme em todo o país.

Poucos minutos depois, as Forças de Defesa de Israel indicaram que sirenes estavam a soar em todo o país, e imagens televisivas mostravam, em direto, o sistema de defesa antiaérea israelita a visar alvos sobre os céus de Telavive.

A agência de notícias France-Presse (AFP) dá também conta de que estavam a ser intercetados dezenas de mísseis nos céus de Jerusalém.