Investimento em imobiliário comercial cresce em 2015

O investimento em imobiliário comercial (escritórios, retalho e industrial) realizado durante o primeiro semestre de 2015 representa 13% do investimento total no sector desde 2005. Isto significa, de acordo com o relatório trimestral Market Pulse divulgado pela JLL, que dos 7.545 milhões de euros transaccionados entre 2005 e 2015, 950 milhões de euros dizem respeito somente aos primeiros seis meses deste ano.

A previsão para o resto do ano está em linha com o cenário que se verificou até aqui. Pedro Lancastre, director-geral da JLL Portugal, refere que 2015 poderá mesmo ser o ano mais dinâmico da última década no investimento imobiliário português. «Apesar de limitado pelo volume de oferta face à actual procura, é de prever que o mercado possa transaccionar este ano um valor entre 1,5 e dois mil milhões de euros.»

Os principais investidores foram os estrangeiros que representaram 77% do total investido entre Janeiro e Junho deste ano. O Market Pulse indica ainda que o segmento do retalho foi o mais procurado (70%), «com as transacções de dois centros comerciais e de 16 unidade de retalho alimentar, além de sete lojas nas principais zonas de comércio de rua de Lisboa».