Insucesso escolar dos alunos faz disparar ‘chumbo’ das bolsas de estudo. Este ano foram 6 mil alunos a ficar sem apoio por falta de aproveitamento
Estão a aumentar os casos de alunos do Ensino Superior que ficam sem bolsa de estudo por falta de aproveitamento escolar: Este ano, o motivo já representa 22% do total de pedidos de bolsas de estudo que foram indeferidos.
Os números, revelados pelo Jornal de Notícias, apontam que, no ano letivo que findou agora, foram quase seis mil (5982) os estudantes do Ensino Superior que perderam a bolsa por não ter a aprovação nos créditos exigidos no regulamento de atribuição do apoios.
Significa que foram mais 1750 alunos do que no ano passado, em que o insucesso escolar representou 18% das justificações por perda da bolsa.
Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) indicam que foram este ano recusados 26% dos pedidos de atribuição de bolsa, num total de 17 789 8mais 3% do que no ano letivo anterior).
O motivo mais frequente para os indeferimentos da atribuição do apoio continua a ser os rendimentos que ultrapassam o limiar de carência (41% dos cassos negados).
Olhando ao total de pedidos submetidos, e não apenas aos indeferidos, as ‘negas’ por falta de aproveitamento escolar representam 5,6% do total, mais 1,5 pontos percentuais do que no ano letivo anterior. O número de bolseiros manteve-se estabilizado, segundo indica o Governo.