Inditex aumenta a sua rede de lojas após “quedas” provocadas pela pandemia
O grupo Inditex, dono das lojas da Zara, interrompe agora uma sequência de seis meses onde se assistiu a uma redução do número de lojas em todo o mundo. No terceiro trimestre a Inditex vê aproximar-se a meta de encerramento de lojas estipulada durante a pandemia.
Em 2019 o grupo liderado por Pablo Isla abriu 74 lojas e chegou às 7.560. A partir daí até agora, a Inditex encerrou 903 lojas, o que implica uma redução de 12% na rede.
Por marcas, a que mais sofreu com o encerramento de lojas foi a Oysho, com 12% a menos de lojas em 30 de outubro em relação ao ano anterior, seguida por Massimo Dutti, com 8,4%.
“A evolução das vendas das lojas é muito significativa. A produtividade delas cresceu muito. Isso é algo que antecipamos quando anunciamos o plano de otimização da loja. E o que está a acontecer está em linha com o que esperávamos e está relacionado com o nosso modelo integrado, que dá à empresa muito potencial para o futuro”, disse Pablo Isla na apresentação dos resultados trimestrais aos analistas.
Relembre-se que o grupo Inditex atingiu um lucro trimestral recorde de 1.228 milhões entre agosto e outubro.