“Índice de Excelência” inicia primeira edição
A primeira edição do estudo “Índice da Excelência” abre, hoje, as inscrições. Promovido pela Neves de Almeida |HR Consulting, em parceria com a Executive Digest, Human Resources Portugal e o Indeg-ISCTE, o estudo pretende analisar o clima organizacional e desenvolvimento do capital humano em Portugal.
A inscrição na iniciativa é gratuita e termina no próximo dia 30. As organizações que quiserem participar devem fazê-lo através da plataforma online criada para o efeito, onde vão encontrar inquéritos dirigidos aos quadros de gestão e aos colaboradores. A apresentação dos resultados está marcada para a segunda quinzena de Janeiro do próximo ano, quando as empresas poderão ficar a conhecer melhor as ferramentas necessárias para potenciarem as suas equipas.
O “Índice da Excelência” destaca três vantagens para as empresas que participarem: acesso a informações de gestão importantes no apoio à tomada de decisão sobre aspectos estratégicos das suas actividades ao mesmo tempo que dão voz aos colaboradores; acesso aos resultados dos inquéritos, compará-los com o mercado e perceber qual o seu factor x; e reconhecimento público e visibilidade com impacto directo no recrutamento e forma como os stakeholders olham para as organizações.
Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeda | HR Consulting, considera que, no caso deste estudo, a «excelência mede-se através do reconhecimento que os colaboradores revelam sobre um conjunto diversificado de práticas organizacionais». Em comunicado, o responsável acrescenta ainda que «significa, no fundo, dar a voz às pessoas de cada organização e perceber quais os aspectos que mais valorizam e quais aqueles onde haverá maior potencial de melhoria».