Índia constrói muro para esconder favelas durante visita de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai visitar a cidade indiana de Ahmedabad, ainda neste mês de Fevereiro e o governo está a construir um muro, para que o líder americano não aviste as favelas existentes, de acordo com a Reuters.

Um funcionário do governo indiano disse que a construção do muro se prendia com motivos de segurança, contudo um empreiteiro revelou que o governo «não queria que a favela fosse vista» por Trump, a caminho do aeroporto de Ahmedabad.

«Mandaram-me construir um muro o mais rápido possível, mais de 150 pedreiros estão a trabalhar dia e noite para concluir o projecto», afirma o empreiteiro que pediu anonimato, citado pela Reuters.

O funcionário do governo admitiu depois tratar-se de uma estratégia de «embelezamento e limpeza» da cidade.

Independentemente do motivo, o muro, com 400 metros de altura, vai impedir que o líder dos Estados Unidos aviste um bairro de favela, que abriga cerca de 800 famílias.

Trump, que se comprometeu a construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, vai visitar a Índia nos dias 24 e 25 de Fevereiro, para reforçar laços estratégicos, afectados por disputas comerciais.

Espera-se que Trump participe no evento “Kem Chho Trump” (“Como está Trump”), realizado num estádio em Ahmedabad. O presidente americano disse que «milhões e milhões de pessoas» iam participar, sendo esta a oportunidade para conquistar o apoio de centenas de milhares de eleitores índiano-americanos.

A decisão da construção do muro, não foi do agrado de alguns moradores da favela, que acusaram o governo indiano de desperdiçar dinheiro dos seus contribuintes, para esconder os mais pobres. «A pobreza e as favelas são a realidade da nossa vida, mas o governo de Modi quer esconder os pobres», disse Parvatbhai Mafabhai, morador do bairro há mais de 30 anos.